Translate

Retrospectiva do Botafogo 2012

O que dizer de 2012 ? O que dizer do Botafogo em 2012 ?

Logo no início do ano tiveram muitas pessoas dizendo que o glorioso tinha a obrigação de ser campeão carioca, pois era o único clube grande carioca que não iria participar da Taça Libertadores da América. Os torcedores alvinegros ainda estavam sem acreditar que os outros três times cariocas estavam no torneio das Américas e sua estrela solitária não.

Foram 4 campeonatos disputados, apenas uma "metade" de um título, que foi sim uma conquista, mas não completa. Uma das grandes conquistas mesmo, foi a vinda de um ser muito especial. Não um ser humano qualquer, mas de boas pernas em campo e uma boa alma fora. Outra marco no ano foi uma menina além de muito bonita, rápida inteligente que ajudou nesse "meio" título como dito anteriormente, a conquista da Taça Rio. Também tivemos grandes perdas, como a saída de Loco Abreu e Maicosuel, mas os mesmos chegaram a participar do campeonato carioca. Vamos ver o que foi que aconteceu no

"A" Gandula !



O Botafogo chegou até as semi-finais do primeiro turno ( Taça Guanabara ), mas perdeu nas penalidades máximas para o Fluminense. Conseguiu até reverter a situação com a conquista do segundo turno, onde houve um acontecimento muito interessante e marcante. O primeiro gol do Botafogo na vitória sobre o Vasco sobre 3 á 1, foi originado por uma cobrança de lateral rara. O Botafogo estava em contra-ataque e na disputa de bola entre Maicosuel e um jogador do Vasco, o vascaíno chutou a bola para fora para atrasar o ataque de seu adversário. Mas não adiantou, pois a protagonista da cena, a gandula Fernanda Maia que foi dita no parágrafo passado, repôs outra bola com uma grande rapidez para Maicosuel cobrar o lateral e ... enfim, o Botafogo foi campeão da Taça Rio ! Assista o vídeo abaixo.



O caso virou polêmica, onde o Fluminense chegou a "temer" da gandula atuar na final do Campeonato Carioca. Mas no final de tudo, quem se consagrou campeão foi o Fluminense com uma goleada de 4 á 1 no primeiro jogo e 1 á 0 no segundo.

A goleada de 4 á 1 encerrou a série de 23 partidas sem perder, do Botafogo.

O início de maio foi muito difícil para os torcedores botafoguenses. O Botafogo levou uma goleada de 4 á 1 no dia 6, domingo. Seria muito difícil reverter a situação, pois o alvinegro teria que golear o time tricolor para conseguir o título. Na primeira quarta em seguida, dia 9, o Botafogo enfrentou o Vitória no Engenhão pela,

Copa do Brasil

É isso mesmo o que você, leitor, está vendo. Não esquecemos de colocar um título sobre a Copa do Brasil bem criativo, pois não tem o que dizer. São anos tentando um título de expressão, e esse sendo um dos menos complicados de conquistar, o Botafogo não consegue passar das oitavas de final como aconteceu neste ano.

Como estava sendo dito, a semana entre os dias 6 e 13 foi de grandes decepções para os alvinegros. No dia 6 foi uma goleada levada, já dita, no dia 9, o Botafogo foi derrotado pelo Vitória por 2 á 1 que com isso, se despediu do torneio.
Começou já muito mal no torneio. Sem sem querer diminuir o time do Treze, mas é um pequeno time que era pelo menos para ter sido derrotado pelo Botafogo, nem que fosse por 1 á 0. Pois os dois jogos de ida e volta ficaram em 1 á 1. Para o Botafogo sair da primeira fase da copa, teve que vencer nos pênaltis.
Na segunda fase não conseguiu fazer o que outros grandes clubes fazem. Vencer por uma grande diferença de gols para evitar a segunda partida. Mas pelo menos conseguiu uma vitória de virada no primeiro jogo e depois um 0 á 0, passando para as oitavas.

Aí foi o que todos já sabem. Enquanto todos achavam que estava tudo bom para o Botafogo, pois empatou em 1 á 1 fora de casa e por isso se classificava em 0 á 0 na outra partida. Mas o Vitória venceu o Botafogo de virada. Com um desentendimento em campo de Marcelo Mattos e Renato com a bola, o Vitória não bobiou e empatou a partida em 1 á 1. O time baiano virou com um gol de cabeça de Tartá.

Depois de uma goleada para um rival no primeiro jogo da final do estadual, por 4 á 1 e uma eliminação da Copa do Brasil, a semana só podia ser salva com uma imensa vitória recheada de gols sobre o Fluminense no segundo jogo jogo, e conquistar o título de campeão carioca. Mas nada mudou e o Botafogo ainda foi derrotado mais uma vez, desta, por 1 á 0.

Lucas O Vilão ! 
O vilão ?


Nesta mesma semana, que foi péssima para todos os alvinegros, houve algo raro no futebol. Um jogador ser expulso duas vezes em duas partidas seguidas.

Sim, isto aconteceu com o lateral-direito Lucas que na partida contra o Fluminense, foi expulso e os próprios jogadores como Jefferson e Antônio Carlos, disseram que a perda de um jogador foi fundamental para a virada do Fluminense e a goleada de 4 á 1. Por causa disso, Lucas já virou um grande vilão para a torcida botafoguense.

A partida seguinte daquela derrota, foi a que o Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil. No finalzinho do primeiro tempo, enquanto estava 1 á 0 para o Bota, Lucas que estava na linha do gol pronto para cabecear a bola, caso ela venha para si na cobrança de escanteio e Jefferson não chegue á tempo, defendeu com as mãos a finalização do time do Vitória e além de ter sido marcado o pênalti, foi expulso.
Bom, muitos devem ter pensado antes da cobrança do pênalti que Lucas fez a coisa certa, pois o Bota tomaria o gol e vai que :


o Jefferson defenda o pênalti !!!

Depois deste fato, uns "perdoaram" Lucas e os que não perdoaram, desculparam depois com a boa atuação durante o ano, sendo até chamado para vestir a amarelinha !

Adeus para as Loucas Magias e a chegada de um novo ídolo !

O mês de junho foi de idas e vindas. Uma mistura que deu muito certo no último título carioca do Botafogo, que foi o ataque Mercosul e a magia no meio de campo, acabou no mês de junho e início de julho.
A torcida alvinegra de adeus á Herrera, Loco Abreu e Maicosuel. Mas ao mesmo tempo, foi um tempo de muita alegria para o Bota, pois depois de quase um ano tentando um êxito na negociação da compra de Seedorf, tudo deu certo e o holandês virou alvinegro !

Seedorf chegou de helicóptero ao Engenhão em sua apresentação á torcida !

Até então, tudo eram flores com a chegada de Clarence Seedorf. A contratação era de muito peso, foi repercutida por várias partes do planeta e teve até grandes comentaristas de futebol da TV Brasileira dizendo que Seedorf apesar de sua idade podia fazer muito, pois era um dos maiores meio campistas do mundo.

Seedorf estreiou no dia 22 de julho contra o Grêmio no Engenhão. O holandês atuou bem mas não foi evitada a derrota do Bota por 1 á 0.

O Problema

Depois de todos se acostumarem com a chegada de Clarence ao time, torcedores e jogadores, o grande problema surge e aparece na cabeça de todos.

É claro que todos já sabiam que o elenco faltava atacantes. Por isso foi contratado Rafael Marques e Elkeson foi improvisado no ataque. Mas nada deu perfeitamente certo. Elkeson chegou á fazer uns gols mas não podiam esperar muito dele pois não era um verdadeiro atacante. Rafael Marques já foi uma grande decepção, pois não conseguiu marcar nenhum gol.

A falta de um bom atacante, foi o problema do Botafogo no Campeonato Brasileio de 2012.

Novo Xodó

Ele chegou ao clube como uma aposta. Mas, aos 18 anos, ganhou a chance na falta de jogadores para o ataque e não decepcionou. Bruno Mendes marcou seis gols em oito jogos e caiu nas graças dos torcedores. Assista o vídeo abaixo com os gols de uma das melhores partidas de Bruno Mendes pelo Botafogo.

 


Carrasco tira Bota da sula !

Barcos virou o maior carrasco do Bota dos últimos anos. O argentino fez os dois do Palmeiras no primeiro jogo entre os dois clubes pela Copa Sul-Americana. Na segunda partida, o Botafogo tinha que vencer por 3 á 0 para passar para a próxima fase, mas o Palmeiras empatou o jogo em 1 á 1 e a situação ficou mais complicada. O alvinegro conseguiu fazer 3 á 1 e faltou mais um gol para passar de fase. Mas nada feito e com isso o Botafogo não passou nem de seu primeiro confronto na Copa Sul-Americana.


Mais um ano fora da Liberta..

O Botafogo começou o Campeonato Brasileiro muito bem. Na primeira rodada venceu o São Paulo por 4 á 2 no dia 20 de maio. Além de ser uma partida vencida de virada, o que aumenta a moral do time, o Botafogo por ter feito 4 gols ficou em primeiro lugar na classificação e também com o artilheiro, Herrera que fez três dos quatro gols.

O glorioso conseguiu ser líder do campeonato nas duas primeiras rodadas. Na segunda, o Bota venceu de virada mais uma vez, desta contra o Coritiba.

Na terceira rodada o feitiço, virou contra o feiticeiro e o Cruzeiro venceu o Bota de virada por 3 á 2. Daí em diante, o Bota ficou na intermediária da tabela. Ás vezes em 7º, 6º, ás vezes caía para 9º lugar, mas também chegava em 4º.

O campeonato estava chegando perto do fim e os torcedores começaram a perceber que o Botafogo ficava mais um ano no quase, no quase que fica entre os quatro primeiros na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro 2012.

Nas últimas rodadas, foi que Bruno Mendes apareceu fazendo muitos gols, mas já era tarde, pois o Botafogo precisava de três ou mais vitórias seguidas e as derrotas de Vasco, Internacional e principalmente São Paulo que também estavam na briga para entrar e permanecer no G-4.

Torcedores, comentaristas, a diretoria e a comissão técnica e até mesmo os próprios jogadores, disseram que o Botafogo teria terminado o campeonato dentro do G-4 se Bruno Mendes tivesse chegado ao Bota no início do campeonato.

Maior decepção




A relação entre o Botafogo e Jobson chegou ao fim. O clube já sinalizou que não pretende ficar com o atacante na próxima temporada e o próprio jogador já não deseja permanecer no Alvinegro. Apesar de ter contrato até 2015 com o time de General Severiano, ele deve ser negociado no próximo ano.
Jobson há uns anos atrás se envolveu com drogas e quase foi banido do futebol. Mas não parou por aí, pois ele teve outros problemas como de se relacionar com pessoas da comissão do clube.
Jobson recebeu sua última chance neste ano e estava em preparo para estreiar no CB. Mas não chegou a dar tempo do atacante jogar pelo Bota. Mas o que mais decepcionou o Botafogo, os torcedores e terminou de vez a relação entre Fogo e Jobgol, como era chamado pela torcida, é uma frase dita por ele : "Quero jogar no mengão". Após o atacante dizer que queria jogar no maior rival do glorioso, imediatamente a torcida o odiou automaticamente e agora a diretoria arruma um jeito de terminar suas todas suas relações com o jogador.


CAMPANHA - BOTAFOGO 2012

JOGOS
66

VITÓRIAS
28

EMPATES
21

DERROTAS
17

GOLS MARCADOS
113

GOLS SOFRIDOS
78

APROVEITAMENTO
53%

ARTILHEIROS
Elkeson - 18
Herrera - 15
Loco Abreu - 12

QUEM MAIS JOGOU
Márcio Azevedo - 59
Lucas - 58
Jefferson - 57


Terminando a Retrospectiva do Blogger BFRG Botafogo de Futebol e Regatas Glorioso, um vídeo em homenagem á Clarence Seedorf da partida entre Cruzeiro e Botafogo com Seedorf como capitão, fazendo 2 gols, uma assistência, a sua melhor partida pelo Botafogo !

 





O Botafogo terminou o ano com o título da Taça Rio, com um novo ídolo e com a torcida na esperança de 2013 ser um ano melhor, com um título maior, 2013 UM ANO GLORIOSO !

Loco Abreu ergue o troféu da Taça Rio conquistada pelo Botafogo de forma invicta !







-



Texto: Gringo / João Victor / Fábio

Imagem(s): Fábio e João Victor
Vídeo(s): Fábio

Publicação: 30/12(22:30)


Equipe BFRG




_________________________________________________________________




8 comentários:

  1. Isso aeeeeeeeee FOGÃOOOO!!!!!!! Bela postagem!!!! Bora ser os melhores em 2013 assim como somos todos os anos, acredito em ti fogão woooow!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hm... Ótima postagem meu caro, fico contente em perceber uma grande evolução do botafogo ao passar dos anos, e também percebo que a ordem e a colocação dos parágrafos estão confortavelmente nos locais adequados. Espero que o blog, em que considero um site, que é conhecido como uma página na internet em que seres humanos, conhecidos como pessoas, compartilham informações ao redor do mundo, continue seguindo o seu rumo para as melhores noticias sobre o botafogo. Senhor responsável pelo blog, esta de parabéns por esse estupendo blog, ganhou meu voto. Até a próxima amigos.

    ResponderExcluir
  3. eu amo meu time de coraçaõ espero que esse ano de 213 seja muito melhor que 2012 foi que veia mais jogadores bom que o botafogo conquista titalos ano que vem boa sorte pro fogaõ bj abraços taciane

    ResponderExcluir
  4. 2013 vai vim titulo do Campeonato Carioca e brasileirão série a !!!!! se deus quiser

    ResponderExcluir
  5. show de bola... e que em 2013 venha muita alegria para o nosso fogão ! é a furia mané !

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela retrospectiva! Esperamos que a diretoria tenha mais respeito pelo BFR e pelos torcedores, tenha mais comprometimento no ano de 2013. Desejo a família Botafoguense um 2013 com muita paz,saúde e vitórias. Abraços!

    ResponderExcluir

Comente sem palavras de baixo calão !

Anúncio